Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), “O computador é ao mesmo tempo uma ferramenta e um instrumento de mediação. É uma ferramenta porque permite ao usuário realizar atividades que, sem ele, seriam muito difíceis ou mesmo impossíveis. É um instrumento de mediação na medida em que possibilita o estabelecimento de novas relações para a construção do conhecimento e novas formas de atividade mental. A incorporação de computadores no ensino não deve ser apenas a informatização dos processos de ensino já existentes, pois não se trata de aula com ‘efeitos especiais’. O computador permite criar ambientes de aprendizagem que fazem surgir novas formas de pensar e aprender” (BRASIL, 1998, p.146 e 147).
O que muda é a sala de aula passa a ter uma nova ferramenta,a informática é uma ferramenta, multidisciplinar constituindo-se de vários recursos que o professor pode utilizar para realizar o seu trabalho.
A escola tem como objetivo primeiro preparar o jovem para a vida em sociedade. Em função desta perspectiva, a utilização de computadores nas escolas vem se consolidando gradativamente em todas as instituições de ensino no Brasil.
Na nossa prática diária encontramos professores que acreditam ser função da escola transmitir os conhecimentos adquiridos ao longo do tempo pelas diversas sociedades. Os conteúdos, divididos em disciplinas e organizados em séries, partindo do mais simples para o mais complexo, têm o objetivo de fornecer ao aluno uma visão geral de tudo o que a humanidade construiu e descobriu. Neste caso o aluno é um mero receptor de informações que já chegam prontas. Para estes professores o computador é um grande aliado na sua missão de transmitir conhecimentos já existentes.
Entretanto existem também professores que entendem a educação como um processo para o desenvolvimento, nos alunos, de competências e habilidades indispensáveis à sua inserção no mundo atual. Neste caso, incentivar a auto-aprendizagem e estimular a aprendizagem em equipe é a função básica do professor, orientador e facilitador do conhecimento. Para este, ninguém detém todo o saber e o computador é mais uma ferramenta para auxiliar o aluno a construir o seu conhecimento orientado pelo professor. Dominar a máquina faz parte do processo de aprendizagem do aluno e o permite participar ativamente da sociedade atual como cidadão e profissional concedendo-lhe a estrutura necessária para transformá-la. Aqui o aluno é o sujeito do processo e tanto o professor como as ferramentas pedagógicas utilizadas são acessórios para a sua educação integral.
Zilanda
terça-feira, 15 de julho de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário